top of page
Buscar

Planejamento

  • Foto do escritor: Alexandre Medrado
    Alexandre Medrado
  • 24 de set.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de out.

Nesse blog, vamos falar de gestão e negócios do ponto de vista da gestão dos recursos internos. Porque uma empresa é uma organização que, antes de crescer em quantidade, de faturamento, de funcionários, de clientes, precisa crescer em qualidade. Ou seja, precisa primeiro, ampliar as suas capacidades para suportar a sua própria ampliação.


Todo mundo conectado com o mundo do trabalho nas empresas sabe a importância de "saber o que fazer antes de chegar na firma". Esse é o primeiro passo da gestão dos processos e da qualidade. O trabalho fica mais fluido, os problemas são definidos com facilidade e existe espaço para se pensar em possíveis soluções com calma. A cobrança fica mais leve, a confiança aumenta e a empresa consegue funcionar sob uma estrutura estável.


Aqui nesse espaço, vamos abordar de forma livre temáticas relacionadas à melhora qualitativa das empresas e do processo de aprendizado organizacional, sempre com enfoque na estrutura ao invés da individualidade, pois acreditamos que o aumento da produtividade é um resultado de uma estrutura mais produtiva. A noção estrutural/organizacional da empresa desperta o senso coletivo do trabalho, que faz com que tenha menos importância aquela super produtividade individual, seja do dono ou do colaborador, que ainda faz com que a maioria das pequenas empresas tenha sucesso.


Nossa missão é desenvolver uma dinâmica de aprendizado corporativo, criar uma relação positiva com empresas que desejam se aprofundar no conhecimento da sua parte estrutural e estabelecer processos de aprendizado interno. Temos como forma de abordagem o estabelecimento de uma visão sistêmica que permite o uso de ferramentas de gestão que tratam do desenho da cadeia de valor, do desenho do plano de negócios, do desenho dos processos primários, de apoio e de controle. Do desenho de indicadores de esforço e de resultado, além do desenho da gestão do impacto das tarefas. Dá para perceber que a estrutura do negócio somente consegue ser visualizada se for desenhada, e só a partir deles podemos encontrar as oportunidades de melhoria contínua.


Cada setor econômico tem características próprias de diferenciação, ou seja, cada setor "premia" de maneira própria a competitividade das empresas do setor. O objetivo da empresa é se diferenciar dentro do seu setor, ou seja, chamar a atenção do seu cliente, e uma das formas mais consistentes para se destacar é ter uma boa gestão da qualidade, dos processos e das competências, independente da área em que atua.


Nos acompanhe por aqui, nesse endereço trilhadagestão.com. Vamos publicar textos importantes que vão compor nossa bagagem necessária para seguir na Trilha da Gestão!

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Gestão do Aprendizado

Referimo-nos ao termo organização, ao invés de empresa, sempre de olho nos estudos da Administração, pois é um termo mais amplo. A...

 
 
 

Comentários


© 2025 Trilha da Gestão. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page